Concursos Especiais
Concursos Especiais:
- Maiores de 23 Anos
- Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica
- Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional
- Titulares de Outros Cursos Superiores
- Concurso Especial para Acesso a Medicina por Licenciados
- Concurso Especial para Estudantes Internacionais
- Diplomados Vias Profissionalizantes
Diplomados Vias Profissionalizantes
O Concurso Especial para Diplomados de Vias Profissionalizantes foi criado especialmente para os estudantes cujo plano de estudos não se enquadra na matéria lecionada nos Exames Nacionais. Em primeiro lugar, precisas de saber que a candidatura é feita através do website da DGES na mesma, mas que existem várias diferenças em relação ao Concurso Nacional. Em segundo lugar, não será necessário que realizes Exames Nacionais - estes são substituídos por Provas Locais. Depois, existem apenas duas fases de candidatura, sendo que poderás entrar em várias opções e depois escolheres a que mais gostas. Por fim, a forma como é feito o cálculo da tua Nota de Candidatura também será feito tendo em conta a tua tipologia de curso do Secundário, sendo o cálculo feito desta forma:
- No mínimo, 50% da classificação final do secundário;
- No mínimo, 20% da classificação que tiveste nalguma destas provas:
- Na prova de aptidão profissional (PAP), no caso de titulares dos cursos profissionais;
- Na prova de aptidão final, no caso dos diplomados dos cursos de aprendizagem;
- Na prova de avaliação final, no caso de titulares dos cursos de educação e formação para jovens;
- Nas provas de avaliação final dos módulos constantes dos planos curriculares dos cursos organizados de acordo com a Portaria n.º 57/2009, de 21 de janeiro, na sua redação atual, no caso dos titulares daqueles cursos;
- Nas provas de avaliação final de competências em turismo, no caso dos titulares de cursos de âmbito setorial da rede de escolas do Turismo de Portugal, I. P.;
- Na prova de aptidão artística, no caso dos titulares dos cursos artísticos especializados;
- Na prova de avaliação final, no caso dos titulares dos cursos de formação profissional no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens da Região Autónoma dos Açores;
- No máximo, 30% das Provas Locais.
Os titulares de cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados podem candidatar-se a licenciaturas para os quais as Instituições de Ensino Superior definam vagas para o efeito. Logo, não existe em todas as instituições de ensino superior. O acesso a uma determinada licenciatura está ainda condicionado à área de formação do candidato. A Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) publicou a grelha de correspondência entre áreas CNAEF de cursos de dupla certificação e cursos artísticos especializados e áreas CNAEF de licenciaturas ou mestrados integrados. Logo, o teu curso do secundário apenas te dará acesso ao concurso especial de determinadas licenciaturas dentro da mesma área desse curso. É ainda requisito, para acesso a uma determinada licenciatura, a aprovação em provas teóricas ou práticas de avaliação dos conhecimentos e competências consideradas indispensáveis ao ingresso e progressão no Ensino Superior.
As referidas Provas Locais são feitas nas próprias Instituições de Ensino Superior. Cada Instituição pode ter diferentes prazos de inscrição e realização destas provas. Para te facilitar a vida algumas delas juntaram-se e fizeram consórcios – ou seja, grupos de instituições que exigem as mesmas provas - o que te permite fazer estes exames na instituição que queres frequentar ou então na Instituição mais perto de ti que pertença ao consórcio.
Nota: Sendo este concurso especial, tem vagas próprias, pelo que não te impede de fazeres a candidatura ao Ensino Superior através do Concurso Nacional ou através do concurso “normal” de uma instituição privada. Podes candidatar-te a todos estes concursos e depois escolhes a vaga que mais te interessa.
Nota: Sendo este concurso especial, tem vagas próprias, pelo que não te impede de fazeres a candidatura ao Ensino Superior através do Concurso Nacional ou através do concurso “normal” de uma instituição privada. Podes candidatar-te a todos estes concursos e depois escolhes a vaga que mais te interessa.
Os estudantes podem usar este concurso vindo dos seguintes cursos:
- cursos profissionais;
- cursos de aprendizagem;
- cursos educação e formação para jovens;
- cursos de âmbito setorial da rede de escolas do Turismo de Portugal;
- cursos artísticos especializados de dupla certificação do ensino secundário;
- cursos artísticos especializados da área da música;
- cursos de formação profissional no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens da Região Autónoma dos Açores;
- cursos artísticos especializados de nível secundário da área da música;
- cursos de Estado-Membro da União Europeia, legalmente equivalentes ao ensino secundário português, conferentes de dupla certificação, escolar e profissional, e conferentes do nível 4 de qualificação do Quadro Europeu de Qualificações;
- outros cursos não portugueses, legalmente equivalentes ao ensino secundário português, conferentes de dupla certificação, escolar e profissional, nas situações em que os candidatos em causa tenham nacionalidade portuguesa.
Os Institutos Politécnicos do Norte juntaram-se na APNOR – Associação de Politécnicos da Região Norte, que inclui o Instituto Politécnico de Bragança, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Instituto Politécnico do Porto e Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, também conhecida como a Rede/consórcio Norte. É nesse website que fazes a inscrição para as provas destas instituições de ensino superior. Os Institutos Politécnicos do Centro lançaram a plataforma “Rede Provas Centro“, que como o nome indica também é o local para fazer a inscrição nos exames deste consórcio, que junta o Politécnico de Castelo Branco, Politécnico de Coimbra, Politécnico da Guarda, Politécnico de Leiria, Politécnico de Tomar e o Politécnico de Viseu. A Rede Sul e Ilhas, que não lançaram uma plataforma comum, tendo de fazer a inscrição junto de cada uma das instituições de ensino superior que a compõe: Escola Superior Náutica Infante D. Henrique; Institutos Politécnicos de Beja; Instituto Politécnico de Portalegre; Instituto Politécnico de Santarém; Instituto Politécnico de Setúbal; Universidade dos Açores; Universidade do Algarve; Universidade de Évora e Universidade da Madeira. Há ainda várias instituições de ensino superior privadas que abrem este concurso especial e que fazem as suas provas de forma isolada. Deves contactá-las para pedir mais informações sobre as datas e respetivas provas.
Cada Instituição de Ensino Superior pode organizar as provas que dão acesso aos seus ciclos de estudo. Numa lógica de rede, as instituições de ensino superior constituíram os três consórcios acima, para organizar as provas teóricas ou práticas que dão acesso aos seus cursos de licenciatura. Os titulares de cursos de dupla certificação ensino secundário e cursos artísticos especializados e os alunos que frequentam o último ano destes cursos devem efetuar a inscrição prévia para a realização de provas que são as mesmas dentro de cada consórcio, de forma a poderes usá-las em qualquer instituição de ensino superior dentro da mesma rede.
Os candidatos podem realizar a prova de avaliação em qualquer uma das instituições de ensino superior das três redes à qual pertence o curso do seu interesse, seja a rede Norte, a rede Centro ou a rede Sul e Ilhas. Os exames realizados são válidos para qualquer instituição dentro da respetiva rede de instituições de ensino superior.
Fontes: Inspiring Future; Uniarea
Mais Informações em:
Website da DGES
Website da DGES