Pós-Licenciatura
O ensino superior oferece diversas possibilidades pós-licenciatura, que se adequam a diferentes momentos e objetivos de vida. Para que tomes uma decisão ajustada ao teu perfil, é importante que conheças as diferentes caraterísticas dos cursos de formação avançada.
Pós-Graduação e Especialização
Estes são os cursos que, apesar de não conferirem grau académico, levam à atribuição de um diploma. A estas formações pode dar-se o nome de Pós-Graduação ou Especialização, sendo que esta denominação é atribuída pelo estabelecimento de ensino. Os cursos de especialização ou pós-graduação são divididos em 3 grupos: curta, média ou longa duração, sendo que podem atribuir, respetivamente, 12, 24 ou 36 créditos ECTS. Estes créditos podem ser utilizados num regime de equivalências, no âmbito de outros cursos de formação avançada nomeadamente o mestrado.
MBA
O MBA (Master Business Administration) é um grau de pós-graduação ministrado pelas Business Schools, escolas especializadas em áreas de negócio e gestão. O MBA é uma formação que pretende oferecer uma capacitação especializada e transversal em várias áreas de negócio e gestão, desde o marketing, contabilidade, gestão, finanças, economia ou tecnologia. É algo muito valorizado no mundo empresarial e funciona como uma excelente alavanca para a evolução da carreira profissional, preparação de futuros líderes - através de capacidade de ferramentas de liderança e gestão ou até mesmo como potenciador de oportunidades para empreendedorismo.
Mestrado
Divididos em avaliação curricular e científica, os mestrados incluem uma das três hipóteses: a elaboração de uma dissertação, de um trabalho de projeto ou de um estágio (e respetivo relatório). Qualquer que seja a tua opção, terás de apresentar o teu trabalho final a um júri de avaliação. Para que te seja atribuído o grau de mestre, é necessária a aprovação em todas as unidades da vertente curricular e científica. A principal diferença deste ciclo (2º) para o ciclo de licenciatura (1º), está na integração de uma componente de investigação dentro de uma área específica ou mediante uma experiência no mercado de trabalho. Neste último caso, espera-se que seja realizado trabalho de contextualização teórica da experiência laboral desenvolvida independentemente da opção tomada pelo aluno, este será sempre acompanhado por um orientador doutorado que o auxilia na realização do seu projeto final. Em Portugal, a duração de um mestrado varia entre 3 a 4 semestres (2 anos), englobando 90 a 120 créditos ECTS.
Doutoramento
O ciclo de estudos que confere o grau de doutor inclui uma tese original e ainda unidades curriculares que formam os seus alunos para a investigação. Por esta razão, reconhece as capacidades e as competências para desenvolver investigação num determinado campo das ciências naturais ou sociais. Normalmente um doutoramento dura entre 3 a 4 anos e garante 180 ou 240 créditos ECTS. Depois de se obter aprovação no ato público de defesa da tese, é conferido ao estudante o grau de doutor. O número de estudantes que concluem doutoramentos tem aumentado bastante, em Portugal, ao longo dos últimos anos.